Sinais

O EchoLink pode tocar sons, chamados “sinais”, quando certos eventos ocorrerem. Dois jogos diferentes de sinais são usados. Um é usado quando o EchoLink está no modo single-user; o outro é usado quando o EchoLink está no modo Sysop.

Modo Single-User

No modo single-user, os sinais padrão são sons que são tocados através dos alto-falantes do PC. Usando a aba Signals da página Preferences, você pode desativar qualquer um desses sinais, ou substituí-los por outros arquivos WAV. Os seguintes sinais são definidos:

Connected:  Uma estação acabou de conectar pela Internet, seja por sua solicitação ou dela.

Disconnected:  A estação que estava conectada acabou de desconectar, por sua solicitação ou dela, ou por causa de um timeout.

Alarm:  Um indicativo na lista de Alarmes acabou de entrar ou sair, ou mudou o status.

Over: A outra estação parou de transmitir, e passou a vez pra você.

Text Msg:  A outra estação digitou uma mensagem de texto de bate-papo, que acabou de aparecer na tela.

Modo Sysop

No modo Sysop, os sinais são palavras ou frases pré-gravadas que são tocadas pelo ar usando o transmissor local. Certos sinais incluem um número de nó ou indicativo, que é montado pela “leitura” de um string de dígitos ou letras. Os seguintes sinais são definidos:

CONNECTED: Uma estação acabou de conectar pela Internet, seja por sua solicitação ou dela. Se a opção "Announce stations on connect" foi ativada, será seguido pelo indicativo da estação.

DISCONNECTED : A estação você acabou de conectar desconectou, seja por sua solicitação ou dela. Veja o Log do Sistema (System Log) para mais informações.

NOT CONNECTED: Você solicitou uma desconexão, mas não há estações conectadas.

NOT FOUND: A estação solicitada não fez login. Esse sinal é enviado em resposta a qualquer das diversas funções DTMF que procuram por um indicativo particular ou número de nó.

BUSY: A estação solicitada está listada como ocupada. Esse sinal é incluído em resposta a uma solicitação de conexão ou pesquisa de status.

ENABLED: O comando Link Up foi recebido e o EchoLink está disponível para conexões.

DISABLED: O comando Link Down foi recebido e o EchoLink não está mais disponível para conexões.

ALREADY IN CONFERENCE: O EchoLink já está participando de uma conferência, e assim não pode entrar em outra. Para detalhes, veja a seção Conferência.

NOT AVAILABLE:  Uma conexão não pôde ser estabelecida à estação solicitada. A estação está ocupada, ou está negando acesso baseada nas configurações de segurança de entrada dela ou nas configurações de segurança de saída da sua estação.

TIMEOUT:  A estação foi desconectada devido a um timeout, ou uma tentativa de conectar a outra estação falhou porque a estação não respondeu. Há diversos tipos diferentes de timeouts; cheque no Log do Sistema (System Log) para determinar a causa exata.