Menus e Barras de Ferramentas

Como qualquer outra aplicação padrão do Windows, o EchoLink oferece um jogo de menus pull-down em uma barra através do topo, e uma barra de ferramentas com ícones clicáveis como atalhos para muitos dos itens de uso mais comum do menu.

A Barra de Ferramentas

A barra de ferramentas do EchoLink é mostrada abaixo. Para descrições de cada função, veja as descrições dos itens de menu, abaixo.

Menus

Como outras aplicações Windows, o EchoLink inclui uma linha de menus pull-down ao longo da barra de menus. Cada menu é descrito em detalhes abaixo.

Menu File

Print: imprime o conteúdo atual da lista de estações.

Print Preview: Mostra a lista de estações atual como ela deve aparecer quando impressa.

Print Setup: Permite selecionar uma impressora e ajustar opções de impressão para uso com o EchoLink.

Profiles: Seleciona um novo perfil, ou cria ou apaga um existente. (Um perfil é uma coleção de configurações do EchoLink. Para mais informação, veja Perfis).

Exit: Faz Log off do sistema e sai do programa. Isso é o mesmo que clicar no ícone Fechar (o X no canto superior direito).

Menu Edit

Cut: Copia a seleção atual na Área de Transferência, e a apaga.

Copy:  Copia a seleção atual na Área de Transferência.

Paste: Coloca o conteúdo da Área de Transferência no local selecionado.

Delete:  Apaga a seleção atual.

Itens no menu Edit aplicam-se a seleção atual da janela do EchoLink está “em foco”. Pode ser a Vista por Índice (Index View), a Vista do Explorador (Explorer View), a janela de mensagem em texto, a janela de bate-papo, ou a caixa de envio de mensagens de bate-papo. Para “mudar o foco” para uma janela diferente, clique nela, ou tecle um dos comandos de teclado listados em Atalhos de Teclado.

Menu Station

Transmit: Esse item fica ativo quando você está conectado a outra estação. Marque esse item  para “transmitir” (falar para a estação remota), e desmarque-o para parar de transmitir. É a mesma coisa que clicar no ícone de transmissão da barra de ferramentas, ou pressionar a barra de espaço no teclado.

Connect: Esse item fica ativo quando você seleciona o indicativo de uma estação na lista de estações (clicando nele). Escolhendo Connect irá tentar estabelecer uma conexão com essa estação. É a mesma coisa que dar um clique duplo no indicativo da estação, ou selecionar a estação e pressionar Enter no teclado.

Connect To: Abre a caixa de diálogo Connect To, que permite entrar o indicativo ou número de nó da estação que você deseja conectar. O EchoLink tentará conectar a essa estação somente se ela estiver atualmente na lista de estações.

Connect To Test Server: Conecta a um servidor de conferência especial, chamado *ECHOTEST*, que simplesmente grava e reproduz qualquer transmissão que você mandar pra ele. É útil para teste geral do sistema e ajuste dos níveis de áudio. (Você não pode se conectar ao *ECHOTEST* se já estiver conectado a outra conferência).

Reconnect:  Reconecta a estação que você desconectou por último. É especialmente útil  se sua conversação foi desconectada devido a um timeout ou um problema de rede.

Disconnect:  Desconecta da estação atual. Se mais que uma estação estiver conectada (no modo Conferência), você será perguntado a desconectar uma estação específica, ou a desconectar todas as estações de uma vez.

Request Version: Envia um comando especial a cada estação conectada para retornar o número de versão do software. O resultado aparece na janela de bate papo.

Info: Abre uma caixa de diálogo que mostra informações básicas sobre a estação selecionada.

Find: Abre a caixa de diálogo Find (Encontrar), que pede que você entre um indicativo ou localização. A procura então pesquisa a lista de estações por uma ocorrência (ou ocorrência parcial), e mostra o resultado. A caixa de diálogo Find permanece aberta assim você pode repetir a pesquisa ou iniciar uma nova.

Refresh List: Atualiza a lista de estações imediatamente.

Menu Tools

Alarms: Abre o diálogo Alarms, que permite gerenciar uma lista de indicativos para pôr alarmes. Se qualquer dessas estações entrar (ou mudar de Livre para Ocupado, ou vice versa), o EchoLink toca um alarme e destaca o evento em negrito exatamente abaixo da lista de estações. Qualquer número de indicativos pode ser especificada. Estações alarmadas também são listadas numa pasta especial da vista do explorador (Explorer View). Você pode também ajustar a vista de índice (Index View) para mostrar somente estações que estão na sua lista de alarmes. Para mais informações, veja Preferências.

List Me as Busy: Se não estiver atualmente conectado, muda o status de sua estação de Livre para Ocupado. É útil para desencorajar outras estações na tentativa de conectar a sua durante os períodos em que você quer rodar o EchoLink mas não deseja aceitar conexões de entrada.

Disable Link: No modo Sysop, ativa ou desativa o programa. Quando o EchoLink está desativado, seu indicativo não vai mais aparecer na lista de estações, e conexões de entrada não serão mais aceitas. Escolha esse item novamente para reativar o link.

Listen-Only Mode: No modoSysop, impede qualquer transmissão recebida pelo link de RF de ser enviada pela Internet para a estação remota. É útil para monitorar uma conferência, garantindo que qualquer atividade RF local (IDs, cortes de silenciador, etc.) não a interrompam inadvertidamente. Selecione esse item novamente para sair do modo Listen-Only (só escuta) e retornar a operação normal. O EchoLink também retornará a operação normal automaticamente quando a conexão for encerrada.

Setup: Abre o diálogo Setup, que permite acesso a configuração básica do EchoLink. Para mais informação, veja Setup.

Preferences: Abre o diálogo Preferences, que permite acessar as preferências do usuário. Para mais informação, veja Preferências.

Sysop Settings: Esse item só está disponível se o EchoLink estiver rodando no modo Sysop. Abre o diálogo Sysop, que permite acessar características avançadas aplicáveis somente ao modo Sysop. Para mais informação, veja Configurações do Sysop.

Link Setup Wizard: Inicia um assistente que cria uma configuração básica de Sysop baseada nas respostas a poucas questões sobre seu link. Esse assistente é recomendado para o usuário de primeira viagem que tem um transceptor conectado ao PC para operação de link.

Adjust Volume: Abre o Controle de Volume do Windows para ajustar os níveis de reprodução e gravação. (No Windows 95 e Windows NT 4.0, somente os níveis de reprodução estão disponíveis nesse item do menu).

Tone Generator: No modo Sysop, aciona o transmissor local e toca um sinal senoidal na freqüência e amplitude especificadas. É útil para testes e ajustes.

Start Recording:  Inicia a gravação do QSO atual. Enquanto estiver no modo de gravação, o EchoLink criará um ou mais arquivos WAV contendo o áudio transmitido e recebido. Veja os ajustes de gravação na aba Audio do Setup, e Gravação e Reprodução para mais informações.

Play Sound File: Abre e toca um arquivo de som WAV ou MP3, enviando o áudio para as estações conectadas. Se seu sistema tiver um dispositivo de som full-duplex, o áudio também será ouvido através dos alto-falantes locais, ou pelo ar se rodando no modo Sysop.

Stop: Se estiver tocando um arquivo de som, para a reprodução, fecha o arquivo e, para o TX. Se estiver gravando, para a gravação e fecha o arquivo.

Pause Playback: Se estiver tocando um arquivo de som, temporariamente suspende a reprodução e para o TX.

Menu View

Toolbar: Quando marcado, mostra a barra de ferramentas próximo do topo da tela, exatamente abaixo da barra de menus. A barra de ferramentas fornece acesso rápido por um clique a vários itens freqüentemente usados. Desmarque esse item se você quiser esconder a barra de ferramentas e permitir que o EchoLink ocupe menos espaço na tela.

Status Bar: Quando marcado, mostra a barra de Status no rodapé da tela. A barra de status inclui indicadores que mostram o status de transmissão/recepção/conexão, e descrição dos itens do menu e barra de ferramentas. Desmarque esse item se você quiser esconder a barra de status.

Large Font: Ativa ou desativa a opção de letras grandes. Quando essa opção está ativada, uma fonte mais larga, em negrito é usada para mostrar as estações na vista Index View, para auxiliar os deficientes visuais. (a vista Explorer View não é afetada). Quando ativada, todos os itens na vista Index View aparecerão como texto em preto. Escolha esse item novamente para retornar ao tamanho normal de fonte. Após fazer a mudança, o programa deve ser reiniciado para as novas configurações fazerem efeito.

Connection Statistics: Quando marcado, mostra a janela de Estatísticas de Conexão (Connection Statistics). Essa janela “flutua” no topo da tela do EchoLink, e pode ser movida ou fechada se desejado. A janela de estatísticas de conexão mostra informações detalhadas sobre a conexão atual, se houver. Para mais informações, veja Estatísticas de Conexão.

Station Summary: Quando marcado, mostra a janela de Sumário da Estação. Essa janela “flutua” no topo da tela do EchoLink, e pode ser movida ou fechada se desejado. A janela de sumário de estações mostra os totais das estações que estão na lista de estações, agrupadas por tipo, status, e país. Para mais informações, veja Sumário de Estações.

Alarm Log: Quando marcado, mostra a janela de Log de Alarmes. Essa janela “flutua” no topo da tela do EchoLink, e pode ser movida ou fechada se desejado. O Log de Alarmes mostra a lista de estações alarmadas que mudaram seu status desde que o programa foi iniciado. Se "Show Alarms in pop-up window" estiver marcado (veja Preferências), a janela de Log de Alarmes abre automaticamente quando um alarme toca. Note que você pode fechar e reabrir a janela de Log de Alarmes a qualquer momento sem perder a informação que ela contém.

DTMF Pad: Quando marcado, mostra o teclado pop-up de DTMF. É um utilitário que permite que sinais DTMF sejam enviados pela Internet para estações conectadas, que é útil para certas funções de controle remoto que a outra estação possa suportar. O teclado DTMF não está disponível a menos que o EchoLink esteja conectado a uma estação que tenha especificamente permitido isso (veja Configurações do Sysop). Também não está disponível se qualquer uma das estações estiver participando de uma conferência. O teclado DTMF fecha automaticamente quando a estação desconecta.

Server Message: Mostra qualquer informação que possa ter sido retornada pelo servidor desde a última vez que a lista de estações foi atualizada. Veja essa mensagem se você suspeitar que a lista de estações não está funcionando corretamente.

System Log: Oferece a opção de Ver ou Editar (View ou Edit) o arquivo atual de log do sistema. Escolhendo View abre o log usando um editor embutido só de leitura, para visualização. Escolhendo Edit abre o arquivo usando um editor de texto do Windows, tal como o Notepad. Este arquivo de log (chamado QSOLog.txt) mantém informações detalhadas sobre cada estação que conecta ou desconecta, e outros eventos do sistema.

Callsign Log: Oferece a opção de Ver ou Editar (View ou Edit) o arquivo atual de log dos indicativos. Escolhendo View abre o log usando um editor embutido só de leitura, para visualização. Escolhendo Edit abre o arquivo usando um editor de texto do Windows, tal como o Notepad. Este arquivo de log (chamado CallLog.txt) grava uma linha para cada estação contatada, na conclusão do QSO, com a data e hora que o contato começou e encerrou, mais o indicativo e o nome da outra estação.

Menu Help

Contents:  Abre o menu principal de Ajuda. (Se a janela de Ajuda não abrir, verifique se seu sistema tem os controles Microsoft HTML Help mais recentes instalados).

Search: Abre o sistema de ajuda, e permite que você pesquise por uma palavra chave em particular.

Index: Abre o sistema de ajuda, e mostra o índice de itens da ajuda.

EchoLink Web Site: Leva seu navegador web para a página inicial do sítio do EchoLink (em inglês) na Internet.

Help on the Web: Leva a um sítio contendo tópicos detalhados e atualizados de ajuda. Escolhendo esse item irá abrir seu navegador padrão e levará a página de ajuda do EchoLink (dependendo da época, poderão ser encontrados conteúdos que ainda não estão em Português).

Software Updates: Abre uma janela que permite verificar automaticamente o sítio do EchoLink na Internet para ver se há uma nova versão do software disponível.

About EchoLink: Mostra a versão atual do EchoLink's e informações de copyright.